Tudo sobre a blindagem nível III-A

Saiba tudo sobre a blindagem nível III-A, o modelo mais usado para blindar veículos não-militares

Quando o assunto é blindagem automotiva, existem vários níveis. Mesmo com tantas possibilidades, o nível III-A da norma ABNT NBR 15000 é o mais alto disponível da norma brasileira que o exército permite para civis, sendo esse um dos motivos para que ele seja o mais utilizado. Saiba tudo sobre essa blindagem e porque ela é a usada. 

Como funciona a blindagem nível III-A

O nível III-A é o mais usado no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin). Atualmente, mais de 90% dos carros blindados no país circulam com esse tipo de blindagem. Há outros níveis abaixo e acima, sendo que os superiores são de uso restrito das forças armadas. 

Quais tipos de armamento o nível III-A suporta?

O nível III-A suporta todas as armas curtas mais potentes. Ele é resistente a todos os calibres de armas de mão, inclusive submetralhadoras 9mm e o famoso calibre .44 Magnum.

Vantagens da blindagem nível III-A

Sem dúvida nenhuma, a principal vantagem do nível III-A é que ele oferece a máxima proteção permitida pela lei. Além disso, após o uso das fibras de aramida Kevlar ®, o veículo “sofre” menos com os impactos do peso, já que esse material é muito mais leve do que as chapas de aço. 

A blindagem nível III-A tem validade?

Algumas blindadoras oferecem a validade de três anos, mas isso depende de cada empresa. Vale ressaltar que as normas que regem a blindagem não definem isso. Além disso, ela pode ser estendida ou não, de acordo com a avaliação feita no veículo.

Agora que você sabe tudo sobre a blindagem nível III-A, pode encontrar algumas das blindadoras Kevlar® original para fazer o serviço no seu carro.