Por que a blindagem com Kevlar® é indicada?

Um dos materiais mais versáteis e robustos do mundo. Saiba porque a blindagem com Kevlar® é a indicada

Mais leve, resistente e versátil. Com essas características, Kevlar® se tornou um dos materiais de referência nos mais diferentes setores, tendo histórico de aplicações na blindagem automotiva, equipamentos militares e até mesmo aeroespaciais, desde a primeira vez do homem na Lua até os dias atuais. Por todos esses motivos, saiba porque a blindagem com Kevlar® é mais indicada.

O que é Kevlar?

Tecnicamente falando, Kevlar ® é uma fibra sintética muito resistente ao calor. Ela possui uma estrutura molecular com muitas ligações intercadeias, que a tornam incrivelmente forte. O material é bastante usado na área militar e em blindagem, mas, ao mesmo tempo, por toda sua resistência, ele é empregado em setores que exigem muito dos seus equipamentos. 

Conheça alguns dos mercados onde Kevlar® é utilizado:

Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

Os EPI’s são utilizados pelos mais diversos profissionais, normalmente, em profissões que oferecem algum risco aos trabalhadores, como a indústria. Os equipamentos, sejam as roupas, luvas, entre outros, são feitos com Kevlar®, o que garante resistência aos cortes e ao calor, nas mais diferentes situações.

Telecomunicações

As telecomunicações também foram influenciadas pelos produtos feitos com Kevlar®. Um dos mais recentes e tecnológicos recursos da comunicação, a fibra ótica utiliza o material na sua constituição. Para funcionarem da melhor maneira, os cabos precisam de resistência aos impactos, o que é garantido com o revestimento com Kevlar®.

Equipamentos militares

Ao enfrentar os riscos do dia a dia, seja nas cidades, ou nos campos de batalha, os militares necessitam de uma excelente proteção. Com a segurança deles garantida, eles estão prontos para nos proteger diariamente. A indumentária, em especial o colete à prova de balas, é feita com Kevlar®, o material mais robusto para fornecer a tranquilidade necessária para esse trabalho tão importante.

Além do colete, outros itens importantíssimos para a segurança dos oficiais são revestidos com Kevlar®. As luvas oferecem mais aderência para segurar as armas e ainda diminuem os impactos causados por armas brancas, como as facas. Com os capacetes, a proteção contra ataques na cabeça está garantida, evitando machucados mais graves.

Blindagem automotiva

Mas, sem dúvidas, a blindagem automotiva é área na qual Kevlar® mais se destaca. As fibras de aramida de Kevlar® revolucionaram o mercado.

Antigamente, os carros eram blindados com chapas de aço, o que deixava o automóvel pesado, deixando as manutenções caras e exigindo mais do motor. Com o advento de Kevlar®, já podemos ter um veículo blindado de uma maneira que não comprometa tanto o desempenho do seu carro.

Como você pode perceber, Kevlar® é um dos materiais mais resistentes do mercado atualmente. Ele é utilizado em vários setores e, com certeza, vai deixar o seu veículo com uma blindagem resistente e duradoura, garantindo a proteção dos seus familiares.