O que é Kevlar®? – Conheça a fibra produzida pela DuPont™

A DuPont™ criou uma das fibras mais poderosas e resistentes, que reveste carros blindados pelo mundo.

Afinal, o que é Kevlar®?

No ano de 1965, em meio a muitas pesquisas que ocorriam na Estação Experimental da DuPont™, em Delaware, nos Estados Unidos, a cientista Stephanie Kwolek descobriu um material que revolucionou o mercado. Era um polímero de cristal amarelo, atualmente conhecido como Kevlar®.

A fibra de Kevlar® é muito leve e resistente. Dessa forma, o produto se tornou referência no mercado de segurança, em especial na blindagem, pois possui uma alta resistência aos impactos. O material conseguiu superar as chapas de aço, já que oferecia até cinco vezes mais proteção, pesando bem menos.

Esse novo produto desenvolvido pela DuPont™ tornou-se uma referência e foi utilizado em vários mercados, como o de segurança. Há também várias aplicações de Kevlar® no ramo dos esportes, aviação, indústria, entre outros.

Como a aramida de Kevlar® funciona?

A fibra de aramida de Kevlar® funciona com um tecido leve e maleável, mas que ao mesmo tempo é muito forte. Esse produto também apresenta muita resistência aos mais diferentes tipos de impactos, atritos e calor. Por esse motivo, tem o seu uso cada vez mais diversificado.

Confira um pouco mais sobre a história de Kevlar®:

Kevlar® no mercado de Blindagem automotiva

Um dos mercados em que há uma grande atuação da fibra criada pela DuPont™ Kevlar® é o de blindagem automotiva, desde a proteção dos veículos até o revestimento de algumas peças.

  • A fibra de Kevlar® proporciona estabilidade térmica e resistência a produtos químicos, já que ela é usada para reforçar mangueiras do radiador e de outras partes do carro;
  • Kevlar® pode ser usada nas pastilhas de freio para reduzir o atrito provocado pela frenagem. Dessa forma, as pastilhas oferecem uma frenagem suave e têm uma vida útil muito maior;
  • Da mesma forma que a fibra de Kevlar® é aplicada nos pneus dos veículos. Ela diminui o desgaste dos pneus, proporciona uma condução silenciosa e melhora a eficiência do veículo, economizando combustível;
  • Já na blindagem de carros, a fibra de Kevlar® reveste a lataria. Ela pode ser usada nos mais diferentes níveis de blindagem, tanto em automóveis particulares, como também nos veículos militares.

Por que escolher Kevlar®

Versatilidade

Sua demanda em blindagem automotiva vem crescendo cada dia mais e as aplicações mostram como Kevlar® é versátil e adaptável a diferentes necessidades. A fibra de aramida é usada para revestir a área opaca do veículo, ou seja, a lataria, e a proteção balística de DuPont™ Kevlar® pode variar de Nível 1 a Nível 3A. No exército, o material é amplamente usado na blindagem dos veículos militares, como tanques de guerra, carros-fortes, jipes e outros.

Inovação

Descoberto há mais de 50 anos, Kevlar® passa por inovações constantes, o que faz com que se mantenha sempre atualizado e à frente de materiais similares encontrados no mercado de proteção. Os cientistas da DuPont™ trabalham para sempre ampliar a capacidade de atuação do produto, proporcionando resistência e segurança a um número cada vez maior de pessoas.

Outras aplicações de Kevlar®

O principal mercado em que a fibra de Kevlar® é utilizada, é o ramo da segurança. Além do uso na blindagem dos automóveis, Kevlar® também compõe coletes à prova de balas e capacetes, que são utilizados por militares. Esses itens de segurança são desenvolvidos com esse resistente material e já protegeram milhares de profissionais ao longo dos anos.

Kevlar® também está presente dentro de outros setores importantes, como é o caso do esporte. Capacetes de pilotos de corrida, equipamentos de sufistas e esquiadores, grande parte deles conta com a resistência e a leveza proporcionadas pela fibra desenvolvida pela DuPont™.

O mercado aeroespacial também conta com o poder da fibra de Kevlar® em alguns de seus materiais. Outra indústria que já utilizou o material da DuPont™ foi a cinematográfica. No premiado e consagrado filme “Batman Begins”, a roupa do Homem-morcego foi produzida a partir de pedaços de Kevlar® e banhada com titânio.

Toda essa aplicabilidade de Kevlar® mostra a importância do material desenvolvido pela DuPont™ para o mercado mundial. Independentemente do ramo, utilizar a fibra de Kevlar® vai garantir sempre a melhor proteção e melhores resultados.