Como tirar a documentação para veículo blindado

Antes de ter o seu carro blindado, é importante estar com os documentos em dia. Saiba como tirar a documentação para blindagem

Ter um carro blindado é o desejo de muitas pessoas, afinal com o aumento da violência, essa proteção extra garante mais tranquilidade e segurança diariamente. Porém, para blindar um veículo, é necessário ter alguns documentos junto aos órgãos de segurança. Descubra como tirar a documentação para blindagem.

Passo a passo para tirar a documentação para carros blindados

Pedir autorização para o Exército Brasileiro

Anteriormente, era necessário emitir o Certificado de registro (CR), mas, após um processo de desburocratização, esse processo foi cancelado. Agora, para seguir as normas da portaria Nº 94-COLOG, de 16 de outubro de 2019, os donos de veículos blindados precisam pedir autorização para blindar o veículo por meio da blindadora. A empresa vai lançar as informações do automóvel e anexar a documentação no Sistema de Controle de Veículos Automotores Blindados e Blindagens Balísticas (SICOVAB).

Entrar em contato com blindadoras Kevlar® original

Para facilitar o seu trabalho, você pode buscar uma blindadora Kevlar® original. Com essas empresas, você terá o suporte para realizar o processo de blindagem do seu veículo. Esse contato é muito importante, já que muitas auxiliam na emissão dos documentos.

Elas oferecem materiais Kevlar® original e possuem profissionais experientes, portanto poderão dar suporte no processo. Ao final, você receberá a Declaração de Blindagem da sua blindadora.

Transferência de carros blindados

Outra dúvida muito comum é sobre a transferência de carros blindados, seja para compra ou venda. Para realizar esse tipo de procedimento, também é necessário pedir autorização ao Exército Brasileiro para emitir a Autorização de Transferência de Veículos Blindados (ATVB).

Se o veículo não possuir a Declaração de Blindagem ou o Certificado de Registro, ele deverá ser regularizado via Laudo Técnico de Inspeção em Veículo até o dia 18 de outubro de 2020. Após esse período, o automóvel será considerado irregular.

Com toda documentação para blindagem, seu carro estará regularizado e pronto para ir às ruas. Lembre-se sempre de fazer todas as revisões para manter todos os ocupantes do carro em segurança.