Quanto tempo leva a blindagem do carro?

Para que o veículo fique seguro, é preciso que ele passe por vários processos. Descubra quanto tempo leva a blindagem.

A blindagem do carro é um processo que exige bastante cuidado e atenção para que o resultado final seja perfeito. O processo pode levar de 30 a 45 dias, desde a regularização dos documentos até sair dirigindo com o veículo da oficina, dependendo do tipo de carro e nível de blindagem escolhido.

As etapas da blindagem de um carro

Algumas etapas da blindagem do carro demandam um certo tempo, pois existe uma parte mais burocrática, relacionada à documentação e regularização desse processo e uma outra etapa, mais prática, que se refere ao período em que o carro fica na oficina para a instalação da blindagem.

Regularização dos documentos

Um dos passos iniciais é pedir autorização para o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. Cada órgão tem suas normas sendo necessário buscar informações pelo site ou pelo telefone do de cada departamento.

Após esse passo é necessário conseguir a autorização do Exército Brasileiro, órgão responsável por regulamentar as blindagens no país. Nessa etapa, caso já tenha uma empresa de blindagem de confiança, o trâmite pode ser facilitado, pois, a própria empresa agiliza esse processo com as Forças Armadas.

No Exército, o proprietário recebe o Certificado de Registro (CR), que deverá ser apresentado na blindadora. Essa documentação costuma sair em três dias, mas esse prazo pode variar um pouco. O CR é obrigatório desde 2017 e tem validade de três anos.

Processo da blindagem

Com a documentação regularizada, é necessário buscar uma blindadora confiável, caso ainda não possua uma. Nesse processo é importante escolher uma empresa que tenha os registros junto ao Exército e demais órgãos regulamentadores.

Um documento importante é o termo de responsabilidade, que apresenta e descreve os materiais usados, o nível de resistência da blindagem e a validade dos produtos.

Como o processo de blindagem envolve, praticamente, uma remontagem do veículo, esse trabalho dura cerca de 30 a 45 dias. Durante esse período, a maioria da peças do carro são retiradas, já que irão receber os materiais da blindagem.

O carro, já sem a maioria das peças, recebe camadas de plástico filme, para que ele não sofra nenhum tipo arranhão. Os itens que foram removidos vão receber uma camada da aramida de Kevlar®, que irá revestir a lataria do veículo.

Nos espaços como fechaduras e maçanetas, o revestimento é feito com aço balístico. Ele evita que tenham locais sem qualquer tipo de proteção.

A etapa final desse processo é feita nos vidros que são revestidos com policarbonato, um material bastante resistente. As janelas ficam com cerca de 20mm, bem maior e mais pesado do que o vidro comum e, por isso, o motor que faz a janela abrir e fechar é substituído.

Com tanto processos que existem para blindar o carro, o ideal é que o proprietário visite a blindadora durante o período para acompanhar o serviço feito pela empresa.

Depois da blindagem ser finalizada, o carro passa por alguns testes, que avaliam as partes elétricas e o funcionamento geral do veículo. Muitas vezes, esse checklist tem cerca de 500 itens para serem revisados. Tudo isso para que o automóvel saia da blindadora nas mesmas condições que entrou, mas agora com a blindagem.

Etapa final

Passado o período da blindagem é hora de regularizar o carro junto ao Detran e será necessário emitir novo documento do veículo, o CRLV, onde consta o termo “veículo blindado”.

Depois de todos esses processos o carro estará pronto para rodar pelas ruas e estradas, com total segurança, garantindo a proteção para os integrantes do veículo.