Quais os materiais usados na blindagem de carros

Empregados na blindagem de carros, vidros de policarbonato, mantas de aramida e aço balístico são os materiais mais usados para o processo.

São muitos os materiais que compõem um carro blindado. Cada um deles possui uma função muito importante que vai garantir a segurança total dos ocupantes do veículo.

Entre os mais usados na proteção dos veículos estão a manta de aramida, o aço balístico e os vidros de policarbonato. Além de garantir a proteção dos passageiros, ainda se encaixam bem no carro, sem deixá-lo muito pesado, forçando motor, consumindo mais gasolina e desgastando os amortecedores e a suspensão.

Materiais usados na blindagem

Mantas de aramida

Desenvolvida pela DuPont, as mantas de aramida de Kevlar® estão entre os materiais mais resistentes de mundo. Tanto que esse produto é aplicado no revestimento da maior parte do veículo.

Entre os pontos que fazem a aramida ser muito utilizada, além, claro, de toda a resistência que ela possui, são o peso e a durabilidade. É um material extremamente leve, diferentemente de outros, que deixavam os carros muito pesados e, mesmo com a segurança, desgastavam os veículos rapidamente.

Em relação à durabilidade, a fibra aramida Kevlar® dura muitos anos e resiste aos mais diferentes ataques, sejam de armas de fogo, como também de elementos cortantes.

Aço balístico

Outro material muito resistente para o revestimento do carro é o aço balístico. Por causa do aperfeiçoamento da fibra aramida, como a  Kevlar®, ele perdeu espaço na blindagem de automóveis, mas ainda segue tendo um papel muito importante na proteção dos veículos.

Atualmente, por causa de toda a resistência, o aço balístico é utilizado no revestimento de partes que podem ficar vulneráveis, como fechaduras e maçanetas. A fixação dele é feita com funilaria e, caso precise, parafusos também são inseridos para ajudar na instalação.

Da mesma forma como a fibra aramida Kevlar®, ele também pode ser alvejado por vários calibres, mantendo a segurança.

Vidros de policarbonato

Os vidros de policarbonato são usados para cobrir todos os vidros que o carro tem por serem de alta resistência aos mais diversos impactos. Para a construção desse produto, são usadas camadas de vidro intercaladas com outras de policarbonato, o que vai garantir a proteção dos integrantes do veículo e dar a aparência de um vidro “real”.

Visto de fora, tanto o vidro comum quanto o blindado possuem a mesma aparência, mas não é bem assim, principalmente em relação à espessura dos dois produtos. Já que o produto sem a blindagem tem cerca de 0,6mm, enquanto o vidro protegido possui de 17mm a 21mm.

Painel

Apesar de muito se falar sobre o vidro que, claro, é um fator importantíssimo. O painel também é fundamental. O usual é empregar uma manta com os atributos balísticos na parte superior do painel frontal, local onde ficam os motores que acionam os limpadores de parabrisa. 

Na prática, a praxe é o emprego de uma manta com propriedades balísticas na área superior do painel frontal onde se localizam os motores dos limpadores do parabrisa. Já a parte inferior está protegida pelo próprio motor do carro, pelas torres de sustentação da suspensão dianteira, entre outras peças. Mas algumas blindadoras protegem o lado interno: trata-se da proteção de pedaleiras.

A blindagem do painel frontal exige a remoção completa de toda a peça e essa atividade precisa ser realizada com muito cuidado. Kevlar® também está apto para proteger essa área do carro.

Lembrando que usar materiais originais, com tecnologia de ponta e que são validados por grandes marcas, não é só escolher o que há de melhor no mercado, é também pensar no maior nível de segurança possível.

Nível de blindagem

Todos esses produtos são usados na blindagem de automóveis. Para ficar tudo certo, é preciso verificar que o nível de blindagem correto seja aplicado no carro. Há vários tipos diferentes, mas no Brasil, o mais comum é o Nível III-A.

Esse nível de blindagem é o mais resistente já que consegue suportar tiros das armas dos mais diferentes calibres, como a pistola calibre 9mm ou um revolver .44 Magnum. Dessa forma, o veículo está apto a proteger os integrantes do carro de praticamente qualquer risco.

Usando as mantas de aramida de Kevlar®, desenvolvida pela DuPont, uma ótima blindagem de automóveis está garantida, claro, somando-as aos outros componentes que são o aço balístico e os vidros de policarbonato. Tudo isso oferece a proteção e a segurança necessárias para o dia a dia.